Voilà! Demorei mas voltei.
Hoje vou contar para vocês a Verdadeira História do Amigo Secreto.
Etimologicamente, Amigo vem do vocábulo latino amicus, tendo ambas exatamente o mesmo significado. Na raiz de amicus está o verbo amo, que significa gostar de, amar.
Secreto vem do Latim secretus, oculto, escondido, retirado, colocado à parte, particípio passado de secernere, colocar de lado, apartar. Forma-se por se-, sem, de lado, à parte.
Conta a lenda que o Amigo Secreto se originou na Grécia Antiga, num tempo em que os gregos trocavam presentes entre os cidadãos mais importantes apontados acidentalmente em certos dias festivos.
Entretanto essa prática se espalhou mundo a fora em suas variadas vertentes, mas a brincadeira se popularizou mesmo no ano de 1929, em plena depressão, onde não se tinha dinheiro para comprar presentes para todos e se fazia a brincadeira para que todo mundo pudessem sair com presentes.
O que não se sabe é que uma brincadeira tão inocente poderia tomar proporções inatingíveis e irreversíveis.
Tudo começou quando um grupo de operários que queriam presentear uns aos outros na confraternização de fim de ano, mas nem todos eram tão amigos assim. Foi então que propuseram a brincadeira, onde os presenteados eram escolhidos por sorteio evitando as preferências.
Neste momento as portas para o inferno se abriram e a maldição foi lançada: todas as empresas resolveram fazer a confraternização de final de ano e incluir o tal do Amigo Secreto para seus funcionários.
Como dito anteriormente, secreto também vem de oculto. E é neste momento em que O OCULTO possua-se em sua forma diabólica.
O Amigo Secreto empresarial, por regra satânica, faz com que justamente aquele funcionário que não gosta de seu outro colega de trabalho, pegue-o. O que no início dos primórdios era ocasião de alegria e interação, passa-se agora a um ciclo interminável de constrangimentos e intrigas. Outra regra que permeia, é que a pessoa que pega alguém querido, ao entregar um presente requintado, recebe-se obrigatoriamente um par de meias ou qualquer presente bosta. O ciclo da maldição não para por aí: no momento da entrega do presente, ainda tem aquela pataquada de dedicatória para a pessoa. É preciso fazer toda uma cena teatral e hipócrita sobre
“O meu amigo secreto é uma pessoa muito legal que eu adoro...”.
Ao final de todo o processo, se você sobreviver aos possíveis ataques cardíacos, é ainda preciso preparar o psicológico para o Amigo Secreto Familiar, que por extensão, perdura as mesmas leis diabólicas.
Até hoje não há respostas para acabar com essa maldição que alastra por décadas e quebra por completo o espírito natalino.
Veja também: A Verdadeira História sobre a Ilha de Lost / Eureka! A Verdadeira História da Origem do Universo / A Verdadeira História sobre a Compra da Copa do Mundo / A Verdadeira História sobre o Café sem Açúcar / A Verdadeira História de Hittler / A Verdadeira História do TCC / A Verdadeira História do Dia dos Namorados / A Verdadeira História de Adão e Eva
A obra Seja Feliz Com a Carol-ol-ol de Carolina Hanke foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em carol-ol-ol.blogspot.com.