19 de março de 2010

Tipos de Funcionários.





Começando agora a linha de pensamentos dos tipos de funcionários, que há em toda empresa ou qualquer lugar trabalhístico propriamente dito, chega agora, em seus olhos, um manual completo dos tipinhos deles e dica de como você lidar com cada um!

Começando por nada mais, nada menos que o...
Pausa para um momento de suspense.

O legal: Sim, ele é legal, não é mesmo? Se dá bem com todo mundo, é um bom funcionário, nunca tenta te ferrar, troca de horário com você quando precisar, é super prestativo, ajuda nas vaquinhas para aniversários do chefe sem reclamar e ainda trás um refrigerante para dividir com todos na hora do almoço. Legal, né? Nem sempre, ora essa. Afinal, ele se dá bem com todos e nunca trás problemas, e isso significa que provavelmente o chefe gostará dele. Ou não, depende muito do chefe. Mas aí isso fica para quando eu escrever o Tipos de Chefes.

Dica de como lidar com o legal: Seja amigo do legal, afinal ele é legal e pode quebrar um galho pra você, mas, não abuse pois senão o chefe deixará o legal e não você. Competência, querido! Competência.


O mal humorado: Irritantemente mal humorado, ele fica irritado por estar mal humorado e conseqüentemente, fica de mau humor. Cara sempre fechada, mal te dá bom-dia, não conversa, não sorri e deixa o clima do trabalho pesado. E ainda reclama que não entende por que dependendo do sentindo a palavra mal humorado é com “L” e às vezes com “U”. Faça chuva ou sol, entre ou não de férias. Ele NUNCA, eu disse NUNCA, irá sorrir. Pobrezinho, deve ser mal amado.

Dica de como lidar com o mal humorado: Não o critique, não zombe dele. Fale o necessário e o trate bem. Será melhor pra ele e pra você, que irá poupar de tomar uma “patada” há qualquer momento.

O puxa-saco: Muito pior do que o legal. Porque pelo menos, o legal é legal. E apesar do legal ser legal com o chefe e o chefe (talvez) ser legal com o legal, o legal é legal. Deu pra entender? Explicarei melhor: O puxa-saco é puxa-saco somente do chefe, óbvio. Afinal, por que ele puxaria o seu saco? Então, conseqüentemente, o chefe sempre receberá agrados e tudo o que quiser do puxa-saco que fica sempre babando ovo pro chefe. Coisa que há pra se preocupar, afinal, provavelmente o chefe gostará dele. Ou não, depende muito do chefe. Mas aí isso fica para quando eu escrever o Tipos de Chefes.

 Dica de como lidar com o puxa-saco: Que tal puxar o saco pra que o puxa saco vire o seu puxa saco? Sei lá. To sem idéia de dica pra esse caso.


O pessimista: Seja qual for a sua idéia, ele estará lá pra acabar com ela e colocar todos os empecilhos. Você está empolgado com uma nova proposta que o seu chefe lhe deu? O pessimista irá dizer “Não se empolgue, você vai ver que coisa boa não deve ser. Você irá trabalhar mais, e é capaz de receber o mesmo”.Ou talvez, a equipe esteja com uma ideia inovadora, mas o pessimista irá dizer “Ideia inovadora? Eu não achei. E se depois investir tanto dinheiro e tudo der errado?! Tempo e dinheiro PERDIDOS!”. Frases como: “Não vai dar certo”.“Não tente”.“Isso não é bom” “Esse armário hora mais hora menos irá cair”.“Ele não é confiável.” “Ele não te ama” “Seu casamento dará errado” “Sua carreira dará errado” “Minha vida dará errado” “O mundo vai acabar amanhã!”.
Não falarei mais nada sobre o pessimista, ele disse que a zica dele poderá arruinar a minha vida nesse momento. E se eu demorar muito em escrever, a Internet pode cair e eu não postar.

Dica de como lidar com o pessimista: Concorde com ele. Quando a coisa der certo, você joga na cara e diz “SEU PESSIMISTA!!”.


O sem noção: Ta ligado aquelas "véia" (com todo o respeito, juro.) que é funcionária pública há 30 anos no mesmo setor? E que chega com a marmita no refeitório falando alto e oferecendo o seu frango? E que fica xeretando a comida alheia? Que dá gargalhadas horrosamente irritante e alto? O sem noção, como o próprio nome já diz, é sem noção. Mais chato do que o mal humorado, porque pelo menos o mal humorado fica na dele. Mas o sem noção não. O sem noção é joselito. O sem noção fala cuspindo na sua cara. E sabe o que é pior? O sem noção nunca! NUNCA É MANDANDO embora. Ou não, depende muito do chefe. Mas aí isso fica para quando eu escrever o Tipos de Chefes.

Dica de como lidar com o sem noção: Seja mal humorado com ele.
Obs: Nem todo o sem noção são aquelas “veia” que estão no mesmo setor há 30 anos.

O folgado: O folgado chega atrasado, sai antes, faz uma hora e meia de almoço e fica conversando baboseira no telefone. E se você ainda diz que precisa fazer uma ligação de negócios, ele diz: - Só um momentinho, Ana. Oi? Você quer usar aqui, é isso?
- Sim, é.
- Espera, já vou desligar. Então Ana, são quantos ovos mesmo?

Dica de como lidar com o folgado: Não seja folgado, não imite e não comporte-se como o folgado. Na primeira oportunidade ele será mandando embora, espere.

O fofoqueiro: Não falarei sobre o fofoqueiro. Pois senão ele vai espalhar há todos que eu fiquei falando sobre os funcionários. ¬¬

Dica de como lidar com o fofoqueiro: Não fofoque com o fofoqueiro. 








Licença Creative Commons
A obra Seja Feliz Com a Carol-ol-ol de Carolina Hanke foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em carol-ol-ol.blogspot.com.

Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kdsaodksa

    identifiquei pessoal do meu trabalho aí!
    mas faltou alguns xD

    ResponderExcluir