22 de novembro de 2010

Quando tudo der errado, corte o cabelo.

- Vou cortar o cabelo essa semana.
- De novo?

Quando tudo ta ruim, cê corta o cabelo. – Eu pensei. Não que TUDO esteja ruim, não, não. Mas de qualquer forma, passaram 3 meses desde que eu cortei meu cabelo e mudei o visual do blog, quem lembra? E todos sabem, corte o cabelo de 3 em 3 meses para ele não perder o corte. Cortar o cabelo é dar um UP na vida! Mesmo aquelas pessoas que cortam 2 dedinhos, já se sentem felizes. Eu corto porque se tudo der errado com o cabelo também, ele é a unica coisa que eu tenho certeza que vai crescer e depois eu posso consertar. Ha!

Cá pensei, vindo de outros pensamentos... Todo mundo corta o cabelo quando termina um relacionamento. Ou quando toma um pé na bunda. Reparem só! Analisei com cautela minha vida, a vida alheia, a vida dos amigos próximos, dos primos... E a conclusão é: todo mundo corta o cabelo quando termina o namoro. Não minta, você já fez isso.
Eu já fiz isso, meus amigos fizeram isso, meu primo... até meu irmão, eu estava lembrando! Seria um ato involuntário vindo do subconsciente humano comum para com todos nós? Seria um ato instintivo? Qual seria essa relação? Por quê?

Freud já pensava:
O ego, permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. É a instância na que se inclui a consciência. Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego.
O superego, a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.

Logo, na piscanálise Freudiana concluímos que (eu concluí sozinha) que cortamos o cabelo após um impacto emocional ruim amoroso e doloroso para que “...Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego...”  Em outras palavras: Cortamos o cabelo impulsivamente (Freud acreditava na impulsividade humana!) após chorar litros.
As mulheres choram litros, e cortam o cabelo. Aí se olham no espelho e pensam “Pronto, meu cabelo ta bonito!” e choram mais um pouco, aí se olham no espelho e pensam “Eu estou bonita e posso viver sem ele, com o meu cabelo novo...” E aí, elas choram mais um pouco. Olham no espelho e pensam “e agora eu preciso tirar essas olheiras da minha cara” e... choram.
O homem, chora um pouco. Corta o cabelo, olha no espelho e pensa “to gatão, vou pegar todo mundo”.

Claro que ninguém vai admitir que já cortou o cabelo após terminar o namoro. Como já disse, até eu não havia relacionado isso até então.
Se Freud estivesse aqui, ele diria que você cortou o cabelo porque queria fazer sexo. Vai entender...
Na piscologia, ora essa, por que, afinal, cortaste o cabelo? Seria para se sentir melhor? Para impressionar outras pessoas ou por que passaram (coincidentemente) 3 meses desde o último corte? Seja lá o porque isso acontece com a maioria das pessoas, há um fundamento. O que VOCÊ ACHA?

Mas, isso pode ser, para as crenças religiosas, um puro pecado! Vaidade! Coisa do diabo. Satã encorporado em você. Espírito maligno que te fez cortar o cabelo! Luxúria! Queima no inferno! Amém.

Não sei, não sei mesmo. Só sei que reparei em muita gente e cheguei a essa conclusão. Talvez seja porque o cabelo seja um modo natural de sedução. E quando perdemos alguém e nos vimos com aquela cara de quem conviveu com a pessoa que perdemos, pensamos “perdi quem eu amava com esse cabelo, se eu mudar o cabelo talvez eu fique feliz.”

É uma hipótese... Vou fazer mais estudos aprofundados nisso. Porque, Carolina Hanke também é filosofia e cultura. Né?







Licença Creative Commons
A obra Seja Feliz Com a Carol-ol-ol de Carolina Hanke foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em carol-ol-ol.blogspot.com.

3 comentários:

  1. Eu nunca cortei meu cabelo pós relacionamentos QQQ se eu já tive um tsc tsc. Adorei o texto diva, ri muito com seu 'Freud explica' ;D

    ResponderExcluir
  2. Pergunta:
    Se me virem careca, é porque estou na deprê?
    Fui chifrado?
    ...
    Ótimo blog!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa, estava pesquisando exatamente sobre isso! Rsrs

    ResponderExcluir